top of page
  • Foto do escritorBlog Transforma

O músico, o artista e a personalidade

Você se considera um músico, um artista ou uma personalidade? Você identifica a diferença entre os três? Como saber em qual estágio você se encontra em sua carreira musical?



Há muitas formas de se comunicar através da arte da música. Seja pelo seu talento, dom, gosto ou através de sua maneira de agir, compor, se vestir, interagir. Porém, poucas pessoas param para pensar e analisar com um pouco mais de profundidade essas três etapas de quem se propõe a mergulhar no universo artístico musical, são elas: O Músico, o Artista e a Personalidade: vamos lá...


O Músico:


Aquele elemento que gosta muito de música, que passa muitas horas do seu dia dedicando-se a ela, estudando e desenvolvendo suas técnicas, seja com professores particulares ou sozinho, assistindo vídeos e aprendendo pela internet ou até mesmo pelos os clássicos livros e revistas.


Existem alguns tipos de músicos que geralmente dividimos em:


Amadores: entusiastas da música, visualizam o estrelato, mas ainda estão engatinhando no que diz respeito ao nível técnico e entendimento de nicho e mercado de trabalho, dentro e fora da internet.


Semi-Profissionais: são aqueles que já deixaram de ser amadores, não atingiram o nível profissional definitivo. Esses só conseguirão perceber em que estágio eles estão quando estiverem trabalhando ativamente e conduzindo sua arte, seu talento e seu esforço como músicos dentro de uma escala considerável de shows e participações em festivais, eventos e espetáculos de grande porte, ao lado de nomes relevantes da música nacional ou algum artista ou personalidade emergente que esteja em ascensão fazendo parte desse circuito.


Profissionais: músicos que vivem do sua própria arte, sejam famosos ou não. Geralmente fazem parte de grandes gig´s, equipes de outros artistas ou personalidades conhecidas do grande público.


O Artista:


Geralmente os Artistas possuem um talento a mais do que os simples músicos, o de identificar a necessidade de uma identidade visual como um todo a sua volta. Ele se preocupa com cada detalhe relacionado a sua imagem. Seu figurino, sua logomarca, as cores, formas, traços e marcações que vai usar em cada detalhe do seu site, das suas redes sociais, dos seus aplicativos de celulares. O Artista está sempre atento ao que existe de mais moderno e de mais "old-school" dentro do seu nicho e até de outros nichos. Ele sabe da importância fundamental entre o conceito de imagem e o dom da sua arte.


A Personalidade:


Aqui está o grande diferencial para quem quer se manter em qualquer nicho por mais tempo do que um lançamento bancado com investimento inicial. São queles que sabem se comunicar bem. Sabem jogar com as palavras, sejam elas escritas, ditas ou cantadas.


Sabemos que a maneira de se comunicar está diretamente ligada ao que o artista é. A sua verdade é o que irá lhe conduzir adiante com muito mais facilidade, pois estará interagindo com algo que domina o discurso. Os que possuem essa força mágica capaz de conduzir o público, os fãs, os curiosos, os entendidos, os jornalistas e podem fazer até mesmo aqueles que não apreciam o seu estilo te respeitarem pela sua postura e determinação.


O mais difícil para quem se encaixa nessa condição é saber dosar sua impulsividade e equilibrar suas emoções para externar apenas o essencial que pode te manter vivo no cenário específico da sua arte e na mídia como um todo, por muito mais tempo.


Eduardo Tchello

Diretor Artístico da Agência Transforma


bottom of page